“E você, Belém-Efrata, que é pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de você me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miquéias 5:2
De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8:12
A profecia de Miquéias e a declaração de Jesus estão distantes uma da outra em cerca de sete séculos! Porém elas se completam e o lapso de tempo entre as duas se torna irrelevante, porque ambas dão testemunho de que o Senhor é fiel em todas as suas palavras. Ele sempre cumpre o que prometeu!
Por que Jesus foi concebido por uma virgem pela virtude do Espírito Santo? Por que, vindo em carne, nasceu justamente em Belém? Por que os céus se abriram e os anjos alegremente testemunharam sobre o Salvador a pastores no campo, e não aos mestres da religião judaica em Jerusalém? Por que Deus atraiu os magos do Oriente para buscar o rei dos judeus por meio de uma brilhante estrela? Tantas perguntas… Porém, a Bíblia responde a todas essas e outras questões.
Desde o Éden, berço da criação da humanidade, o Senhor preanunciou à serpente sua completa destruição pelo descendente da mulher, que esmagaria sua cabeça (Gênesis 3.15), prometendo, assim, um Redentor para a humanidade.
A Davi, nascido na pequena Belém-Efrata e o mais importante rei de Israel, o Senhor prometeu um descendente que seria confirmado para sempre em Sua casa e no Seu reino, e seu trono seria estabelecido para sempre! (1Crônicas 17:11-14).
A Maria, a virgem mãe de Jesus, o anjo anunciou sua gravidez como obra do Espírito Santo e a instruiu: “Você […] dará à luz um filho, a quem chamará pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. (Lucas 1:30-33).
Aos pastores no campo foi dada a mensagem mais sublime que a humanidade poderia receber: “E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:9-11).
Quanto aos magos, “a estrela que viram no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, parou sobre onde o menino estava. […] Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2:9-11).
Ao enviar Seu Filho ao mundo, cujo estado de pecado e miséria é de total escuridão espiritual, o Senhor estava vindo pessoalmente para trazer Sua solução definitiva para o pecado e a morte: a salvação em Cristo e por meio dele, por Sua inteira graça, mediante a fé em Jesus, a luz do mundo!
A bendita luz de Belém, Jesus Cristo, irradia sua luz sobre todos quantos nele creem! Você tem a luz do Senhor em sua vida?
Por: Rev. Wilson do Amaral Filho