No boletim do domingo passado começamos a expor as perguntas e respostas do Catecismo Nova Cidade. Esse Catecismo se baseia nos Catecismo de Genebra (de João Calvino), Catecismos de Westminster (Breve e Maior) e, especialmente, Catecismo de Heidelberg.

Na semana passada vimos as perguntas 1, 2 e 3. No boletim de hoje temos as perguntas 4, 5 e 6. Resolvi considerar aqui sobre a pergunta 4, pois muitas pessoas parecem não saber o propósito para o qual foram criadas por Deus. Aliás, há quem nem saiba que foi criada por Deus. Vejamos então o que diz o Catecismo sobre isso.

A pergunta 4 é: “Como e por que Deus nos criou?”. A resposta é: “Deus criou-nos homem e mulher à sua própria imagem para conhecer, amar, viver com ele e glorificá-lo. É totalmente justo que, se fomos criados por Deus, vivamos para sua glória”. Referência bíblica: GÊNESIS 1.27 – “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.

O Catecismo diz que fomos criados por Deus para “conhecer, amar, viver com ele e glorificá-lo”. Uma vida vivida para si mesmo, ou para outro que não seja Deus, é uma vida vivida com o propósito errado, ainda que com atitudes consideradas boas, justas e honestas.

Ao considerar sobre essa questão no Catecismo Nova Cidade (Pergunta 4), Timothy Keller acrescentou o comentário de J. C. Ryle:

“A glória de Deus é a primeira coisa que os filhos de Deus deveriam desejar. É o objeto de uma das orações de nosso próprio Senhor: ‘Pai, glorifica o teu nome’ (Jo 12.28). É o propósito pelo qual o mundo foi criado. É o fim pelo qual os santos são chamados e convertidos. É o principal alvo que devemos buscar, ‘para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo’ (1Pe 4.11)… Tudo pelo qual possamos glorificar a Deus, um talento, nossos dons, nossa influência, dinheiro, conhecimento, saúde, força, tempo, sentidos, razão, intelecto, memória, afetos, privilégios como membros da Igreja de Cristo, nossas vantagens como possuidores da Bíblia — tudo, tudo isso é talento. De onde vieram tais coisas? Qual mão as concedeu? Por que somos o que somos? Por que não somos os vermes que rastejam pela terra? Só existe uma resposta a essas questões. Tudo que temos nos foi emprestado por Deus. Somos guardiões de Deus. Somos devedores a Deus. Que esse pensamento penetre profundamente em nossos corações!”. (Catecismo Nova Cidade: A verdade de Deus para nossos corações e mentes – Devocional, p. 29. Editora Fiel).

Talvez então você se pergunte: “Como glorificamos a Deus?” Bem, essa é a Pergunta 6 do Catecismo Nova Cidade, e a resposta é: “Glorificamos a Deus quando nos alegramos nele, amando-o, confiando nele e obedecendo à sua vontade, aos seus mandamentos e à sua lei.”   Deuteronômio 11.1: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias”.

Fomos criados por Deus e para a glória de Deus. Não podemos perder de vista esse propósito. Também não podemos deixar de buscar forças no Senhor para o cumprimento desse propósito.

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon