Hoje, segundo domingo de fevereiro, comemoramos o Dia da Mulher Presbiteriana. Ao invés de listar as qualidades e deveres que as mulheres presbiterianas devem possuir e exercer, quero considerar como os homens podem ser bênção na vida dessas mulheres.
A Bíblia fala sobre o cuidado do marido para com a esposa (Efésios 5.25-33; 1Pedro 3.7). No entanto, não são apenas as mulheres que são esposas é que precisam de cuidado, apoio e encorajamento, mas todas as mulheres, incluindo as solteiras, divorciadas e viúvas. Ao lermos acerca dos cuidados dos maridos para com as esposas, pensemos no cuidado dos homens por todas as mulheres:
1) Cuidado Espiritual
Homens orem pelas mulheres. O marido deve orar pela esposa; o pai deve orar pela filha(s); os filhos pelas mães; a igreja por todas as mulheres (solteiras, viúvas, divorciadas).
Encorajem o crescimento espiritual das mulheres;
Maridos, dirijam a família num tempo devocional (culto doméstico) e liderem com amor.
2) Cuidado emocional
Homens, preocupem-se com o bem-estar das mulheres;
Verifiquem (investiguem) as causas da sua tristeza;
Entendam e respeitem sua fragilidade emocional maior durante a menstruação ou menopausa;
Aliviem um pouco o estresse que acompanha sua vida como mãe (ajudando na disciplina e no cuidado das crianças, preocupando-se com a situação de cada filho);
Sejam pacientes com suas lágrimas enquanto realmente tenta compreender o que ela está sentindo (sem necessariamente tentar resolver o problema — resposta normal masculina).
3) Cuidado Físico
Pratiquem cortesias culturalmente apropriadas que dizem “Estou aqui para cuidar de você” (abrir portas, puxar a cadeira para ela se assentar). Sendo sempre gentil e protetor;
Providenciem para elas o descanso necessário;
Promovam a procura por um médico quando elas passam por problemas de saúde;
Perguntem sobre a saúde dela — e levando a sério o que ela responde;
Façam as tarefas desagradáveis da casa, dentro e fora.
No livro Comentário Bíblico Lar, Família & Casamento, Dr. David Merkh escreveu: “A maneira de o homem cristão tratar sua esposa revela muito sobre seu coração submisso ao Cristo ressurreto. Sua disposição em servir à sua família pela sua presença integral, conhecimento profundo e honra à esposa fará com que ele e a esposa se tornem verdadeiros companheiros na jornada da vida, com suas orações alegremente atendidas por Deus.”
Parafraseando Dr. Merkh, podemos dizer que a maneira de o homem cristão tratar as mulheres revela muito sobre seu coração submisso ao Cristo ressurreto.
Homens, tratemos com amor, cuidado, dignidade e respeito as mulheres.
Mulheres Presbiterianas, parabéns pelo dia de vocês. Deus as abençoe!
Por: Luís Roberto Navarro Avellar