Hoje, 2° domingo de fevereiro, comemoramos o “Dia da Mulher Presbiteriana”. Em Provérbios 31, lemos sobre a Mulher Virtuosa. No artigo A Mulher Virtuosa*, Dr. David Murray fala sobre os desafios da Mulher Virtuosa:
Primeiramente, há um desafio duplo para a mulher cristã — aprender e conter. Aprender seu papel e suas responsabilidades através da Bíblia, não das novelas. E, conter-se. Se você puder administrar metade de si já será muito. Você deve saber seus limites e trabalhar dentro deles. Tome tempo para refrigerar sua alma e renovar suas forças. Cuide da mulher interior. E, não se sinta culpada por cuidar da exterior (v. 22).
Em segundo lugar, há um duplo desafio para os maridos — apreciar e aliviar. Se você tem uma esposa como esta, então lembre-se que você tem algo mais precioso do que rubis (v.10), uma benção pela qual deve louvar a Deus (v.28). Repare que esse mesmo verso também fala do marido: “Ele a louva”. Expresse seu apreço por tudo que ela está fazendo por você e seus filhos. Não só aprecie, também lhe dê alívio.
Em terceiro lugar, há um desafio duplo para os pais — modelar e moldar. As mães, em especial, têm o papel de modelar as mulheres piedosas. Mas os pais têm o papel de mostrar a seus filhos como as mulheres piedosas devem ser guardadas e tratadas. Modelar pelo exemplo e moldar pelo ensino. Ensine seus filhos sobre verdadeira masculinidade e feminilidade através da Bíblia.
Em quarto lugar, há um duplo desafio para a Igreja — empatia e auxílio. Mulheres virtuosas, e especialmente as jovens, precisam de nossa compreensão e encorajamento. Elas têm uma tarefa humanamente impossível. E não precisam da igreja pondo ainda mais exigências. Precisam é de nossas orações e de nossa ajuda prática se a pudermos dar.
Mulheres virtuosas da IPJ, louvamos e bendizemos a Deus pela vida de vocês. Somos gratos por Deus ter colocado vocês em nossas vidas.
Mulheres presbiterianas, parabéns!
*Para ler o artigo “A Mulher Virtuosa” na íntegra, acesse: http://www.mulherespiedosas.com.br/a-mulher-virtuosa/
Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar