Nesse mês de maio (mês da família) consideraremos sobre o papel dos integrantes da família no lar, conforme as Escrituras. Hoje, trataremos sobre o papel do marido cristão.

O marido tem o papel de amar a esposa como também Cristo amou a Igreja, e cuidar da vida espiritual da esposa: “Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Efésios 5:25-27). Os cinco verbos que definem a ação do marido: Amar; Entregar-se; Santificar; Purificar; Apresentar.

Richard D. Phillips, no livro Homens de Verdade, observa que juntamente com o ministério de nutrição do marido para com sua esposa, vem sua proteção para garantir que ela esteja segura. Quando Paulo diz que o marido deve admitir o próprio sacrifício pelo bem-estar de sua esposa, isso obviamente inclui sua segurança física. Mas a principal ameaça contra a qual um homem deve proteger sua esposa é o seu próprio pecado.

O marido deve cuidar da vida emocional da esposa: “Assim também o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Quem ama a esposa ama a si mesmo. Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja.” (Efésios 5:28-29). O marido deve se certificar se a esposa está bem emocionalmente, conversando com sua esposa, estando atento às emoções dela, orando por ela e com ela, se certificando de que está envolvida com a igreja local, meditando com ela constantemente na Palavra de Deus. Um marido é chamado para edificar a fé e a esperança de sua esposa em Cristo, por meio do ministério da Palavra de Deus na vida dela.

O marido deve cuidar a vida física da esposa: “Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo.” (Efésios 5:29,30). O marido deve se certificar de que ele se importa com a saúde dela e fornecer cuidado para qualquer problema médico que venha apresentar. Se certificar de que ele a encoraja e a responsabiliza pela forma como está se cuidando: alimentação, descanso, segurança e exercícios físicos.

Sugestões práticas de como os maridos devem viver e expressar esse amor
Morrendo para si. O amor requerido torna-se impossível sem que morramos para o nosso ego. Isso significa renunciar a nossos direitos e procurar prioritariamente o bem da esposa.
Sendo instrumento de Deus na sua santificação. Os maridos devem expressar seu amor pela esposa como líderes espirituais, orientando e ajudando a esposa a crescer espiritualmente.
O marido deve manifestar amor por sua esposa alegrando-se nela. Amor e alegria são duas coisas que vão juntas. Alegrar-se com a esposa é visto como uma das bênçãos de Deus ao homem que o teme (Pv 5:18; Ec 9:9).

* Extraído e adaptado do livro A Bíblia e a Sua Família, de Augustus Nicodemus e Minka Lopes.
Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon