Rev. Luis Roberto Navarro Avellar
Iniciamos na semana passada uma série de estudos sobre o tema Os Cinco Solas da Reforma, e consideramos sobre o primeiro deles,ou seja, Sola a Scriptura. Hoje consideraremos sobre o segundo, Solus Christus.
Solus Christus – “Somente Cristo”, ou a suficiência e exclusividade de Cristo. A Bíblia nos diz que “há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm 2:5), que, “por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7:25) e que “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4:12).
Não precisamos de intercessão de Maria ou dos santos, nem têm eles qualquer poder para tal. Quem disse “na casa de meu Pai há muitas moradas… vou preparar-vos lugar”, foi Jesus e não Maria (Jo 14:2). A obra de Cristo é suficiente para a nossa salvação. Sem Cristo não há salvação. Se alguém não confiar única e exclusivamente na obra salvadora de Jesus, em hipótese alguma, poderá ser salvo. Maria e todos os demais crentes só puderam ser salvos pela graça e mediação eficaz de Cristo.
Assim cantou ela: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome” (Lc 1:46-49). Quando o povo de Listra quis adorar a Paulo e Barnabé, sua resposta foi a seguinte: Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles (At 14:15).
A Reforma trouxe à Igreja o Evangelho simples dos apóstolos, centrado na suficiência e exclusividade da obra de Cristo para a salvação. A velha confissão de Paulo foi de novo a confissão dos reformadores: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1Co 2:2).
Veja abaixo toda a série de pastorais sobre Os Cinco Solas da Reforma Protestante:
– Sola Scriptura
– Solus Christus
– Sola Gratia
– Sola Fide
– Soli Deo Gloria
____________
Extraído e adaptado. Artigo original: www.scribd.com/doc/44466/As-Doutrinas-da-Reforma
Pastoral publicada no Boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 27/10/2013.