No próximo final de semana realizaremos a XI Conferência Missionária da IPJ. Entendemos que devemos apoiar espiritualmente e financeiramente nossos irmãos missionários que pregam o Evangelho em diferentes locais deste mundo. No entanto, não podemos negligenciar nossa responsabilidade pessoal de pregar o Evangelho para as pessoas ao nosso redor.
Como devemos interagir com nossos amigos não cristãos, colegas de trabalho e colegas de sala de aula para que eles possam ouvir e acreditar no evangelho? O Pastor Eric Bancroft, no artigo Evangelize Fazendo Amigos*, oferece cinco sugestões:
1. Seja amigável. Há muitas situações para conversas únicas com estranhos sobre o evangelho, mas a maioria das oportunidades de evangelismo está bem na nossa frente de maneira frequente ou diária. São as pessoas com quem você trabalha ou de quem compra café. Elas têm histórias da vida que viveram e esperança da vida que querem viver. Para muitos de nós, o desafio inicial não é fazer discípulos, é fazer amigos. Portanto, tenha interesse nas pessoas. Observe suas vidas, pergunte sobre o final de semana, aprenda sobre seus relacionamentos e escute suas histórias. Jesus conversava com as pessoas.
2. Mantenha o evangelho visível. É bom manter um bom guia de conversa em mente ao pensar sobre seu destino desejado. O objetivo inicial é a interação amigável. O objetivo intermediário é uma conversa significativa. O objetivo final é fazer discípulos de Jesus. Qualquer coisa pode surgir: política, toque de recolher sensato para adolescentes, as dimensões exatas do céu. Mas, por meio disso tudo, o objetivo é conduzir a conversa de volta para a estrada da clareza e convicção do evangelho. Ao buscar isso, não negligencie a oração.
3. Convide-os para uma reunião entre os cristãos. Você e alguns membros da igreja vão jogar futebol? Convide seu amigo. Vai assistir a um filme com alguns amigos da igreja? Convide seu amigo. Vai receber pessoas em casa para assistir a um jogo? Certifique-se de convidar seu amigo! Esses momentos estarão cheios de interações bastante significativas com outros cristãos. Além disso, eles poderão ver pequenos, mas significativos, atos de amor entre outros cristãos (Jo 13.34-35).
4. Convide-os para lerem uma passagem dos evangelhos com você. Muitos não cristãos, até mesmo aqueles que cresceram na igreja, nunca de fato leram a Bíblia. Mesmo assim, eles têm várias opiniões sobre Deus, Jesus, cristãos e a verdade. Sendo assim, convide seu amigo para ler por si mesmo um dos relatos da vida e ministério de Jesus, e conversar com você a respeito disso. Desafie seus amigos a conhecer o Jesus da Bíblia. Desafie-os a rejeitar suas próprias representações incompletas ou incorretas sobre Jesus.
5. Mantenha a visão geral em mente. Você é chamado para fazer discípulos, seja um estranho em um metrô, um amigo de infância que ainda mora no seu bairro ou um novo funcionário em sua empresa. Deixe-me te encorajar a lembrar que o sucesso no evangelismo não depende da sua habilidade, personalidade ou conhecimento imensurável da Bíblia (Mc 4.26-27). É o Espírito de Deus que usa a Palavra de Deus conforme ela é comunicada ao povo de Deus, e tudo isso é feito para a glória de Deus.
* https://voltemosaoevangelho.com/blog/2022/07/evangelize-fazendo-amigos/ (Extraído e adaptado)
Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar