Quanta diferença a mulher faz no lar! Uma vez por ano, paramos para refletir um pouco sobre esse assunto. Qual a diferença que a mãe cristã faz, ou deve fazer, no lar? Hoje gostaria de olhar para a vida de 3 mães que admiro muito nas Escrituras, para descobrirmos a diferença que uma mãe, pela graça de Deus, pode fazer na vida de sua família.
Vamos examinar a vida de três mães, que realmente fizeram uma diferença—Ana, mãe de Samuel; Joquebede, mãe de Moisés; e Eunice, mãe de Timóteo.
I. Ela Entrega Seus Filhos para Deus (Ana e Samuel–1 Sm. 1.1-3, 6-8, 9-11, 15, 19-28, Pv 22.6).
Ana entregou Samuel ao Senhor com espírito de alegria, adoração, júbilo (2.1ss). Ela louva a Deus pela Sua santidade (2.2), conhecimento (3), poder (4-8) e juízo (9,10). Novamente, foi DEUS, e não Ana, o foco da história.
Ana confiava totalmente na soberania de Deus! Deus sabe melhor. Podemos descansar, entregando nossos filhos a um Deus grande, digno, confiável e bom.
Nossos filhos não são nossos. Pertencem a Deus. Somos mordomos das pequenas vidas que Deus nos empresta, para serem moldados conforme a Sua imagem. Somos pastores que cuidam dessas ovelhas para o Supremo e Bom Pastor. Para isso, temos que entregá-los a Deus, confiante de que Ele é um Deus BOM, CONFIÁVEL, DIGNO do nosso melhor.
II. Ela Ensina Seus Filhos sobre Deus (Moisés/Joquebede/Anrão (Ex 6.2, 20), Ex. 2.9-12; Hb 11.23-27).
Diante do decreto de Faraó, que todos os bebês masculinos fossem mortos, Joquebede protegeu seu filho, pela fé (coragem para resistir o decreto) (2.2); Ela planejou para sua salvação (2.3,4); Ela ensinou-o sobre sua verdadeira identidade (2.9,10). O mais importante nesse ensino que Anrão e Joquebede (pais de Moisés—6.20), deram para ele, foi sua identidade como filho de Deus, e o fato de que era melhor obedecer a Deus do que aos homens.
Além de entregar seus filhos a Deus, a mãe que tem um grande Deus também faz seu papel de ensinar seus filhos sobre Deus. Implícito na ideia de Pv 22.6 (consagre seu filho ao Senhor…) é um processo de acompanhamento, colocando o filho no caminho do Senhor.
III. Ela Equipa Seus Filhos com a Palavra de Deus (Timóteo: Eunice e Lóide; 2 Tm. 3.14ss; 2 Tm. 1.5,6;).
Muitos consideram Paulo o pai espiritual de Timóteo, e têm razão. De fato, Paulo era o pai na fé que Timóteo nunca tinha (2 Tm 1.3,4; Fp 2.22; 1 Co 4.17.) Mas muito antes do Apóstolo o jovem ministro tinha uma mãe espiritual e uma avó espiritual—Eunice e Lóide. Quando Paulo encontrou Timóteo em Atos 16.1-3, ela já era uma obra praticamente terminada. Era discípulo, com bom testemunho em toda a região de Listra e Icônio. Cabia ao Paulo dar aqueles ‘retoques finais’ para estabelecer Timóteo como servo do Senhor.
Que Deus abençoe as mães!
* Extraído e adaptado do artigo Uma Mãe Segundo o Coração de Deus, de David Merkh. Fonte: https://web.archive.org/web/20140404171538/http:/marceloberti.wordpress.com/2012/05/11/a-diferenca-que-a-mae-faz-david-merkh/
Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar