Estamos realizando a nossa XI Conferência Missionária. Temos tido o privilégio, desde 2012, de assumir compromisso espiritual (oração e encorajamento cristão) e financeiro com alguns missionários. Desde então, realizamos Conferências Missionárias a fim de que os membros da IPJ e demais irmãos estejam cientes do trabalho missionário realizado, e para um maior despertamento e engajamento da igreja nessa obra tão importante.

O tema da nossa XI Conferência Missionária é “A Missão de Adorar e Fazer Conhecido o Deus da Nossa Salvação”. Em toda a Bíblia somos exortados a adorar e fazer conhecido o Deus da nossa Salvação. No Salmo 96, por exemplo, temos essa ordem claramente expressa. Por isso, Spurgeon chamou este Salmo de o “Salmo Missionário”. Vejamos:

1 – A Missão de Adorar o Deus da Nossa Salvação.
O salmista inicia o Salmo dizendo: “Cantem ao Senhor um cântico novo, cantem ao Senhor, todas as terras. Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome.” (vs.1,2a). A convocação ao louvor é repetida três vezes: “Cantem… cantem… cantem…” enfatizando os sentimentos exuberantes do salmista. Nos versículos 7 a 9 lemos sobre o nosso dever de glorificar, adorar ao Senhor: “Deem ao Senhor, ó famílias dos povos, deem ao Senhor glória e força. Deem ao Senhor a glória devida ao seu nome; tragam ofertas e entrem nos seus átrios. Adorem o Senhor na beleza da sua santidade”. Adorar a Deus não é uma opção para nós, e sim, um dever. Por isso o Catecismo Maior de Westminster nos ensina: “O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre.”

Agora se faz uma explicação por que Deus deve ser louvado, adorado: “Porque o Senhor é grande e digno de ser louvado, mais temível do que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor, porém, fez os céus. Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu santuário.” (vs. 4-6). A expressão “o Senhor é grande” era um modo regular de atribuir honra a Deus. Sendo o Criador e Sustentador de todas as coisas, Deus merece ser adorado por toda a criação. Se toda a criação deve adorar ao Senhor, quanto mais nós, povo do Senhor, filhos de Deus, devemos adorá-lo.

2 – A Missão de Fazer Conhecido o Deus da Nossa Salvação
Não apenas devemos adorar o Deus da nossa salvação, mas também devemos fazê-lo conhecido para que todos os povos adorem ao Senhor. Nos versículos 2 e 3 o salmista declara: “Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome; proclamem a sua salvação, dia após dia. Anunciem entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas”. Deus merece ser adorado por todos os povos, por isso devemos evangelizar. Como os povos adorarão ao Senhor se eles só conhecem seus próprios ídolos?

Nos versos 10 a 13 lemos: “Digam entre as nações: ‘Reina o Senhor.’ Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com justiça. Alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja o mar e a sua plenitude. Alegre-se o campo e tudo o que nele há; cantem de alegria todas as árvores do bosque, na presença do Senhor, porque vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, de acordo com a sua fidelidade”. Devemos proclamar o Reino do Senhor em toda a terra, para que haja salvação e alegria.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon