“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” (Salmo 23:6)
É comum num dia como esse (último dia do ano), saudarmos uns aos outros desejando “um feliz ano novo!”. No entanto, o que de fato caracteriza um ano feliz, uma vida feliz? É possível ter esperança de um feliz ano novo? No versículo acima, aprendemos com Davi as respostas para essas perguntas.
Primeiramente precisamos entender o que significa ter um ano próspero, feliz. Para muitos, a ideia de felicidade está ligada a prosperidade material, conforto e saúde. Ainda que essas coisas não sejam erradas em si mesmas e até desejáveis, não são suficientes para proporcionar um feliz ano novo, uma vida feliz. Há muitos que, mesmo desfrutando de conforto e saúde, sofrem emocionalmente por conta da culpa, medo, ansiedade e solidão. O dinheiro pode proporcionar uma boa casa, uma boa cama, mas não pode dar descanso para a alma. Somente o Senhor, nosso Pastor, pode nos fazer repousar em pastos verdejantes, nos levar para junto das águas de descanso e refrigerar nossa alma, conforme Davi escreveu no Salmo 23:2,3. Ter boa saúde física não é garantia de ausência de sofrimentos e lutas.
De forma que uma vida feliz, um ano novo feliz, vai além, e independe de prosperidade material e física.
Davi, ao final do conhecido Salmo 23, fala sobre a “bondade” e a “misericórdia” do Senhor presentes em sua vida. Um ano feliz, uma vida feliz, consiste em desfrutarmos da bondade e do amor (misericórdia) do Senhor em nossas vidas. Deus é bom e age com bondade para conosco. A bondade de Deus é o sustentáculo da confiança do cristão, É esta excelência, este atributo de Deus que exerce mais atração sobre os nossos corações. Visto que a Sua bondade dura para sempre, jamais deveríamos ficar desanimados. “O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia, e conhece os que nele se refugiam.” (Naum 1:7). Conforme Charles H. Spurgeon: “Jamais deveríamos tolerar um instante de descrença na bondade do Senhor; seja o que for que possa ser questionado, isto é absolutamente certo, que o Senhor é bom; as Suas dispensações podem variar, mas a Sua natureza é sempre a mesma”.
Além da bondade, Davi também menciona a “misericórdia” do Senhor. A misericórdia de Deus tem sua origem na bondade divina. Podemos definir misericórdia como “a bondade ou amor de Deus demonstrado para com os que se acham na miséria ou na desgraça, independentemente dos seus méritos”. (Louis Berkhof). De fato, aqui Davi fala do amor do Senhor demonstrado diariamente em sua vida. Bondade e misericórdia do Senhor que nos proporcionam paz e alegria, mesmo em meio aos problemas. Uma vida feliz, um ano feliz, é marcado pela presença e agir bondoso e misericordioso (amoroso) do Senhor, independente das lutas, doenças e privações materiais.
Davi ainda escreve: “e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” (v.6). Nossa expectativa e esperança não está simplesmente num ano novo próspero. Nosso conforto está no fato de que pertencemos ao Senhor Jesus, nosso Pastor, para todo o sempre.
Um Feliz Ano Novo! Que a bondade e a misericórdia do Senhor estejam sobre a sua vida, hoje e sempre, amém!
Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar