Nada é mais prático do que a doutrina da providência, pois gera fé e temor piedoso. Quando Cristo nos ensina como lidar com a ansiedade, Ele nos lembra que Deus, o Pai, alimenta cada passarinho e veste cada flor com suas lindas cores (Mt. 6:25-30). Quanto mais, então, devemos confiar que Ele cuidará de Seus próprios filhos amados? Quer estejamos dispostos a admitir ou não, todos vivem constantemente na presença do Deus vivo. Quanto mais o crente está consciente da providência de Deus, mais se pode dizer dele, como B.B. Warfield escreveu: “Em todos os lugares ele vê Deus em Seus passos poderosos, em todos os lugares ele sente o trabalho de Seu braço poderoso, o pulsar de Seu poderoso coração.”

Nosso Deus está no controle. Embora não possamos sondar completamente as profundezas dos caminhos de Deus, ainda podemos afirmar que “dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente” (Rm. 11:36). Há muitas situações para as quais não sabemos a razão, mas para tudo sabemos quem as ordenou. Obadiah Sedgwick escreveu: “Ninguém é tão adequado para governar o mundo quanto Aquele que o criou.” Sua perfeita sabedoria, santidade, justiça, poder, amor e bondade não falharão.

Consequentemente, podemos ser como a criança a bordo de um navio que permaneceu em paz enquanto o vento e as ondas se agitavam ao seu redor. Quando perguntado como ele manteve a calma em uma tempestade tão violenta, respondeu: “Meu pai é o capitão”. Quanto mais a igreja pode cantar: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares” (Sl. 46:1-2).

Vivemos em um mundo perigoso. Doenças, desastres e guerras levam muitas pessoas para a eternidade todos os dias. Os homens maus oprimem e abusam dos piedosos e dos inocentes. Invisíveis aos nossos olhos, Satanás e seu exército andam como leões que rugem procurando devorar as pessoas e arrastá-las para a condenação (1 Pe. 5:8). Os enganos e paixões do pecado se enfurecem em nossos corações.

No entanto, os cristãos não precisam viver com medo ou ansiedade, mas podem se apegar à promessa de Romanos 8:28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” Thomas Watson escreveu: “Todas as várias formas com que Deus lida com Seus filhos, por uma providência especial, se voltam para o bem deles. ‘Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.’” (Sl. 25:10). Ele concluiu: “A grande razão pela qual tudo coopera para o bem é o interesse próximo e querido que Deus tem em seu povo. O Senhor fez uma aliança com eles. ‘Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.’” (Jr. 32:38).

A providência de Deus conforta Seu povo da aliança. Sedwick disse: “A nenhum homem bom faltou algo que fosse bom para ele. Talvez me falte algo que seja bom, mas não o que seja bom para mim: ‘Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente’ (Sl. 84:11)”.

Extraído e Adaptado. Fonte: https://voltemosaoevangelho.com/blog/2023/09/a-providencia-de-deus-em-nossas-vidas/

Por: Joel Beeke

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon