Quando você acordou essa manhã, o que lhe deu esperança? Talvez uma melhor forma de fazer a mesma pergunta: quando você acordou esta manhã, para onde você olhou por segurança? Para muitos seguidores bem-intencionados de Jesus, nós temos equivocadamente construído nossas casas de esperança em areia movediça. Sem mesmo que saibamos, nós colocamos toda a nossa esperança de vida em nossos cônjuges, crianças, carreira, casa, aposentadoria, estado civil ou chamado ministerial.
Agora, não há nada de inerentemente errado em apreciar pessoas, posses ou posições. Porém, essas coisas temporais nunca foram criadas para serem uma fonte de esperança. Colocar a esperança em coisas temporais é esperar no que eu não posso controlar e que não é garantido para mim.
Eu acho que você pode prever onde eu estou indo com isso: quando vivemos com a eternidade em vista, nós encontramos uma esperança inabalável para este mundo estilhaçado pelo pecado. Mas, espere! Há uma diferença que muda a vida entre entender isto conceitualmente e abraçá-lo e praticá-lo. Eu tenho visto que muitos de nós têm seccionado esta verdade no “teologicamente interessante, mas basicamente irrelevante” área do nosso cristianismo. Eternidade soa legal, mas não faz muita diferença no dia a dia da vida.
Assim, de novo, eu lhe convidaria a meditar na eternidade. Se você vive com o Amanhã em vista, tudo mudará sobre como você investe sua vida Hoje. Escute os santos que já faleceram. Eles não falam sobre os maravilhosos prazeres temporais que experimentaram na Terra. Por mais adequado que seja ser grato por essas coisas, eles agora têm uma noção claríssima do que é mais importante. Eles resumem isso com uma sentença: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro” (Ap 7.10).
Confessemos: muito da nossa existência é uma tentativa frenética para construir um paraíso num mundo quebrado. A casa nunca está legal. As crianças parecem nunca corresponder. Nosso cônjuge parece nunca estar apto para nos satisfazer. Nossos amigos nunca são fiéis o suficiente. As finanças nunca estão seguras o suficiente. Nós nem conseguimos alcançar nossas próprias expectativas! Não é por menos que estamos frustrados, desencorajados e exaustos! Nós estamos tentando encontrar esperança num mundo físico que está terrivelmente despedaçado pelo pecado.
Um dia você e eu estaremos do outro lado. Enquanto isso, você pedirá às pessoas, circunstâncias e coisas que façam o que elas nunca foram projetadas para fazer? Há maneiras pelas quais você olha para este mundo caído para se tornar seu paraíso pessoal? Ou, você olhará por esperança no Hoje por causa do Amanhã? Você está escutando a eternidade e deixando que o Para Sempre molde seus valores na Terra? Você está descansado na promessa que Cristo colocará todos Seus inimigos debaixo de Seus pés? Se nossa fé não faz sentido algum sem a eternidade – “se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão” (1Co 15.19) – então nós precisamos relembrar a nós mesmos e aos outros a vivermos com isso em vista todos os dias!.
Fonte: todahelohim.com / Original em PaulTripp.com / Tradução de T. Zambelli.
Foto Freepik
Por: Paul Tripp