Na terça-feira passada foi comemorado o Dia do Diácono. Os homens que exercem esse ofício são definidos na Bíblia como pessoas de boa reputação, cheias do Espírito e de sabedoria, respeitáveis, de uma só palavra e irrepreensíveis (Atos 6). Paulo, em 1 Timóteo 3.8-10, 12,13, reafirma algumas das características relatadas em Atos, e acrescenta outras:

“Do mesmo modo, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não gananciosos, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também estes devem ser primeiramente experimentados; e, caso se mostrem irrepreensíveis, que exerçam o diaconato… O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem os seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançarão para si mesmos uma posição de honra e muita ousadia na fé em Cristo Jesus”.

O ofício de diácono teve seu início, muito provavelmente em Atos 6.1-7, quando os apóstolos sentiram a necessidade de escolher homens que os auxiliassem na distribuição dos alimentos aos necessitados. Devido à sobrecarga de trabalho, os apóstolos não estavam conseguindo suprir a todos os necessitados. Algumas viúvas dos judeus de fala grega, estavam sendo esquecidas e isto estava gerando reclamações.

Os apóstolos, de forma sábia, resolveram propor a escolha de sete homens para cuidar dessa tarefa. Desta forma, poderiam se desincumbir desse trabalho e se dedicar mais especificamente ao ministério de ensino da Palavra de Deus. Tal proposta foi bem aceita pela Igreja, e elegeram “sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria”.

É interessante notarmos que, para uma tarefa aparentemente simples, foram escolhidos homens que se destacavam dentre os demais por sua reputação, bem como por serem crentes comprometidos, que demonstravam serem guiados pelo Espírito Santo.
A escolha de tais homens, conforme os requisitos previamente estabelecidos, demonstra que embora tal tarefa fosse simples era muito importante, e o desenvolvimento dela, por homens qualificados, redundaria em bênçãos na vida da Igreja Primitiva.

O resultado da escolha de sete homens altamente qualificados e competentes, para uma tarefa simples mas sem dúvida importante, resultou em crescimento da Igreja: “A palavra de Deus crescia e, em Jerusalém, o número dos discípulos aumentava. Também um grande grupo de sacerdotes obedecia à fé.” (At. 6.7).
A Igreja Cristã desde os tempos apostólicos tem escolhido homens para cuidarem do trabalho social e de assistência aos necessitados. O ministério diaconal é de grande importância para a vida da igreja e deve ser sempre tratado com especial atenção. Para isso devemos sempre ser criteriosos na escolha daqueles que exercerão esse ofício.

Parabenizamos os nossos diáconos por seu dia. Queremos com essa homenagem lembrar da importância de tais homens e da relevância do ministério que desenvolvem. Rogamos a Deus que abençoe a cada um de nossos diáconos, concedendo-lhes mais de sua graça, sabedoria e capacitação do Espírito Santo, para cumprirem com seu ministério e que o bom trabalho realizado redunde em bênçãos na vida da Igreja de Cristo.

Extraído e adaptado de https://ipemaus.wordpress.com/2016/07/09/dia-do-diacono-presbiteriano-9-de-julho/

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon