O desapontamento geralmente revela o que seu coração está realmente adorando (Mt 6.21; Lc 6.43-47). Isso expõe você. Se seu filho tomou uma decisão errada, você está triste por causa da decisão tola dele ou porque isso mostra que ele não está correspondendo às suas expectativas? Se o seu chefe não lhe dá a promoção, você fica frustrado porque trabalhou muito pelo aumento de salário ou porque tem medo do fracasso?

Quando você lida com a decepção, é muito fácil se concentrar nas circunstâncias ao seu redor e lançar a culpa nos outros, em vez de olhar para a batalha em seu próprio coração. Pense por um momento na última vez em que você ficou desapontado (Pv 13.12). A maior parte do seu pensamento e energia estavam concentrados nas coisas erradas, nas circunstâncias inúteis ou no seu próprio coração? A tendência natural do pecado é culpar os outros e não lidar honestamente com o nosso próprio coração (Mt 7.3-5). Peça a Deus para ajudá-lo a conhecer as tendências egoístas de seu próprio coração.

As coisas não acontecem como você espera. Por que as coisas não acontecem como esperamos? Em uma palavra – pecado. O pecado corrompe tudo em nosso mundo e nos deixa tristes, confusos, arrependidos e desencantados. Hollywood, os livros mais vendidos, os comerciais de televisão e a Disney trabalham contra nós para alimentar nossos desejos e nos dar expectativas irrealistas e idealistas. Se você ingenuamente espera que as coisas caminhem bem e minimiza o poder da carne pecaminosa, você não está sendo realista sobre o pecado. Você provavelmente ficará desapontado.

Mas se você demonstrar “pensamento moderado” (Rm 12.3) – uma perspectiva humilde de si mesmo, uma visão realista de seu pecado – você está menos sujeito a se decepcionar. Nossas vidas correm no mundo real, com problemas reais, frustrações reais e dores de cabeça reais, e reconhecemos o que já sabíamos o tempo todo – o pecado arruína tudo (3.23). O Espírito está trabalhando poderosamente dentro de você, mas sua carne está fazendo tudo que pode para minar sua vida (Gl 5.16-18).

Volte a Cristo! O que você faz quando está desapontado? Faz um “evento da lástima”? Lamenta? Reclama? Fica com raiva? Faz trapalhadas em meio à confusão? Entrega-se a si mesmo? Manipula? Se afasta? Corrigi o problema? Faz o problema desaparecer? Nenhuma dessas são respostas cristãs. A coisa mais inteligente que um cristão pode fazer é se voltar para Cristo e começar com algumas palavras simples: “Socorro”. “Jesus, eu não posso lidar com isso sozinho”. Para onde você se volta com sua decepção é a chave. Você se volta para Cristo ou resolve as coisas sozinho? Volte-se para Cristo e entregue seu desapontamento a ele.

Fonte: voltemosaoevangelho.com

Por: Deepak Reju 

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon