A luta contra o medo é comum a todos nós. Um momento de crise financeira, um diagnóstico médico inesperado, uma casa invadida, uma demissão imprevista, um desafio grande na família ou no ministério, as incertezas do futuro… As situações são as mais diversas, mas nenhum de nós escapa.

Leslie Vernick, no artigo When I am afraid, what should I do?, compartilha as respostas de Deus ao seu coração temeroso. Os pontos destacados são fáceis para guardar e também transmitir a outros.

Presença

“Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hb 13:5); “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mt 28:20)

Proteção

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31); “Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.” (Sl 91:4)

Provisão

“O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta.” (Sl 23:1); “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2Co 12:9)

Propósito

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho.” (Rm 8:28,29a); “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” (Rm 5:3-5)

Paz

“Tu, SENHOR, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.” (Is 26:3); “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” (Jo 14:27); “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Fp 4:6-7); “O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas.” (2Ts 3:16)

O salmista disse: “Quando estiver com medo, confiarei em ti.” (Sl 56:3,4). E quanto a você? Sua escolha será acreditar em seus próprios pensamentos e emoções ou confiar em Deus?

Fonte: https://conselhobiblico.com/2011/11/18/o-que-fazer-quando-tenho-medo/

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon