Rev. Luis Roberto Navarro Avellar
Missões é tarefa da igreja, responsabilidade do crente, necessidade do mundo. Jesus ordenou: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura.” (Mc 16.15). Roger Greenway, em seu livro Ide e Fazei Discípulos, nos ajuda a entender por que devemos fazer missões:
1. O desejo de que Deus seja adorado e sua glória conhecida entre todos os povos da terra. A principal tarefa da igreja é glorificar a Deus, pois esse deve ser o principal alvo do ser humano: glorificar a Deus e ter prazer nEle. Devemos então fazer missões para que todos os povos adorem ao Senhor. “Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos. Alegrem-se e exultem as gentes” (Sl 67.3-4). Entretanto, mais de três bilhões de pessoas no mundo não adoram ao verdadeiro Deus. Devemos fazer missões para que todos louvem, exaltem, adorem ao Senhor!
2. O desejo de obedecer a Deus por gratidão, por meio do cumprimento da comissão de Cristo: “Ide fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19). O amor genuíno por Deus produz obediência à sua Palavra. “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14.15). A igreja deve fazer missões por obediência em amor a Deus.
3. A preocupação de que as igrejas cresçam e se multipliquem e de que o reino de Cristo seja estendido por meio de palavras e ações que proclamem a compaixão e a justiça de Cristo a um mundo de sofrimento e injustiça. Para termos um mundo melhor, é preciso que as pessoas sejam transformadas pelo poder do evangelho. A paixão missionária pela glória de Deus é acompanhada pela paixão pelas pessoas que, por ignorância e descrença, estão morrendo em seus pecados.
Que o Senhor nos ajude a sermos uma igreja missionária. Amém!
___________
Texto publicado no boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 16/2/2014