Primeiro, há lugar para as boas obras porque, na salvação, fomos salvos não somente da penalidade do pecado, mas também do poder do pecado. Na salvação, mediante a obra de Jesus Cristo, encontramos não somente perdão, mas também transformação. Somos feitos novas criaturas em Jesus Cristo. Ele nos liberta do domínio do pecado em nossa vida. Assim, a salvação pela graça não dispensa a necessidade do crescimento ou de mudança na vida cristã. Quer dizer apenas que agora mudança e crescimento são possíveis por Deus mediante o seu Espírito Santo que opera em nós.
Qual o papel da obediência à Palavra de Deus, à lei de Deus na vida cristã? Gratidão, segurança e testemunho.
Na vida cristã, toda a nossa obediência é um ato de gratidão a Deus pela graça que ele nos demonstrou em Jesus Cristo. Efésios 2: “Porque pela graça sois salvos, mediante fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras” (vv. 8–10). Paulo não disse que fomos salvos pelas boas obras. Mas disse que fomos salvos para boas obras. O papel das obras na vida cristã não é de nos salvar. Não é de conseguir que Deus nos ame. Tem o fim de expressar nossa gratidão a Deus pelo amor que ele já nos mostrou anteriormente em Jesus Cristo, e pela salvação que ele nos deu gratuitamente em Jesus Cristo. Todas as nossas obras e nossa obediência à Palavra de Deus na vida cristã representam um ato de gratidão.
Segundo, as boas obras feitas em fé servem também para nos dar segurança. Em sua primeira carta aos Tessalonicenses, Paulo explica que sabe que eles são escolhidos de Deus (1Ts 1.3–5). Ora, isso é algo impressionante para se dizer. Como saber se as pessoas são escolhidas de Deus? No versículo 3, Paulo fala das obras de fé, de seu labor em amor e de sua paciência na esperança. Está dizendo essencialmente: “Eu vejo a obra do Espírito Santo em suas vidas, e isso indica que vocês são filhos de Deus”. Então, ele passa a explicar como isso serve para lhes dar segurança (v. 5). Recebemos a segurança na vida cristã quando vemos Deus operando em nós para nos mudar, e isso se expressa em nossa obediência aos mandamentos de Deus.
Um terceiro modo como a lei opera na vida cristã, nas boas obras e na obediência situa-se na área do testemunho. Quando obedecemos à Palavra de Deus, quando fazemos boas obras, glorificamos nosso Pai Celestial. Aqueles que nos veem têm razão para glorificar nosso Pai Celestial. Pedro expõe isso ao dizer que deseja que tenhamos vidas piedosas e tranquilas diante do mundo, para que o mundo nos veja e glorifique nosso amado Pai Celestial, que nos salvou por sua graça (1Pe 2.12). Embora tenhamos sido salvos pela graça, somos salvos para uma vida de obras boas e felizes, e obediência.
Fonte: Catecismo Nova Cidade – Devocional. ( Comentário sobre a Pergunta 34 ). Editora Fiel.
Foto Freepik
Por: Rev. Ligon Duncan