“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, conhecer o Santo é ter entendimento”. (Provérbios 9.10). “De tudo o que se ouviu, a conclusão é esta: tema a Deus e guarde os seus mandamentos, porque isto é o dever de cada pessoa”. (Eclesiastes 12.13).
As Escrituras falam sobre a importância de temermos a Deus. No entanto, o que significa “temor do Senhor”? Como viver no “temor do Senhor”?
Ray Ortlund, no artigo O que é o temor do Senhor, escreve: “O temor do Senhor é uma outra maneira de descrever a confiança no Senhor. Mas a palavra ‘temor’ acrescenta conotações de reverência, respeito e admiração. O temor do Senhor é o oposto de uma superficialidade lisonjeira. Esta humildade não se importa de depender totalmente do Senhor. Na verdade, o temor do Senhor é psicologicamente compatível com ‘o conforto do Espírito Santo’ (Atos 9.31). É um novo senso de realidade com o Deus vivo (Atos 2.43; 5.11; 19.17), que nos resgata de uma fé meramente teórica. Este temor é doce, e nos mantém perto do Senhor.” (fonte: voltemosaoevangelho.com).
Temer ao Senhor significa*:
1) Que você irá respeitá-lo e reverenciá-lo como o Deus Santo (Isaías 8.15). Deus é Deus e nós não. Só isso já deveria ser o suficiente para um verdadeiro temor a Ele. Além disso, Ele se revelou tanto na criação como em sua Palavra como todo-poderoso, sábio, santo, justo e bom. Ele tem que ser altamente reverenciado por quem Ele é e por como ele se revelou.
2) Que iremos cultuá-lo como ele nos instruiu a fazê-lo (Salmo 5.7; 89.7; Hebreus. 12.28). Nós não devemos pretender que sabemos por nós mesmos como temer ao Senhor. Mas ele não nos deixou no escuro quanto a como fazer isso. A Bíblia nos ensina claramente e precisamente como devemos nos aproximar Dele.
3) Que você irá odiar e fugir do pecado. Provérbios 8.13 explica: “O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.”
4) Que você viverá como quem obteve o perdão de pecados pelo Evangelho de Cristo. Salmo 130.4 diz “Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.” Esta não é uma experiência única; como Paulo nos instrui, ela inclui a busca por se purificar mais e mais. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (2 Coríntios 7.1)
5) Que você está morto e arruinado para esse mundo, assim como foi Noé. Nós lemos que Noé “sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” (Hebreus 11.7)
6) Que você irá desejar ter comunhão com outros que também o temem (Malaquias 3.16). Além disso, você desejará ver o temor do Senhor espalhado para a próxima geração e pelo resto do mundo (Salmo 34.11; Isaías 4.24)
7) Que você sempre desejará conhecê-lo melhor. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Provérbios 1.7). Mas quando nós tememos ao Senhor corretamente nós nunca teremos o suficiente desse conhecimento (Provérbios 2.5)
* Resumo extraído do artigo “Como Viver no Temor do Senhor” do Dr. Gerald Bilkes – fonte: mulherespiedosas.com.br
Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar