Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Jesus Cristo, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado.” Gálatas 2:16

Muita gente recorre às casas de penhor, quando se vê em dificuldades financeiras e não tem recursos para pagar suas dívidas. Ali, diante do avaliador de penhores, seus pertences são precificados e guardados. Em troca, a pessoa leva a quantidade de dinheiro apurada, com a obrigação de trazer a importância correspondente ao final do contrato e reaver aqueles pertences que deixou em garantia.

Na maioria das vezes, a pessoa que penhora seus bens se decepciona porque, em sua mente, eles valem muito. Porém, o avaliador desconhece o valor sentimental daqueles bens e do esforço que houve para consegui-los. Para esse profissional existe apenas a diretriz de segurança e lucro da casa de penhores. Não existe nenhuma preocupação com a situação do outro.

Este exemplo pode nos ajudar a entender a declaração bíblica acerca das nossas obras e quanto elas valem para a nossa salvação. As Escrituras nos mostram que todos estamos em dívida diante de Deus por sermos pecadores por natureza e por atos de incredulidade e rebelião contra Ele praticados todos os dias. Mesmo assim, como estamos em dívida e precisamos de ajuda, vamos até Deus e mostramos nossa justiça, nossa piedade, nossa caridade, nossa educação, nossa boa intenção…

Se apresentarmos tudo isto a um outro ser humano amigo (porque um inimigo dificilmente reconhecerá nossas boas obras), ele poderá dizer que vale alguma coisa. Mas Deus, infelizmente, dirá que nada valem diante dele para que sejamos salvos, porque estão aquém de Sua santidade e justiça. Nunca teríamos como quitar nossa dívida para com o Senhor!

O Evangelho, contudo, traz a maravilhosa notícia de que Jesus Cristo se deu em penhor a Deus para pagar por nós. Aleluia! O único requisito necessário para quitação da dívida, libertação do pecado e da condenação eterna é a fé em Jesus Cristo. Esta fé, presente de Deus ao pecador, requer entrega de tudo quanto somos e temos, para que o penhor de Cristo seja o único fundamento de nossa salvação. Somos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei!

Mas alguém dirá: “a fé sem obras é morta”. E é mesmo! Porém, a fé em Cristo que justifica o pecador e o transforma em filho de Deus — nova criatura a partir de sua salvação em Cristo —, o impele a praticar as obras de Deus para seu crescimento em santidade. Assim, se as nossas obras não nos ajudam em nada para a salvação, no processo de santificação são evidente testemunho de nossa fé em Cristo.

Se você encontrar alguém dizendo que pretende justificar-se diante de Deus para ser salvo, pode dizer com segurança que nada do que ela fizer será suficiente para obter o perdão do Senhor. Nossas obras não valem! Se encontrar alguém que diga que tem fé em Deus, mas sua vida não evidencia em nenhum momento essa fé, pode dizer com segurança que a fé está morta e somente Jesus Cristo pode dar-lhe a segurança de salvação e vida cheia de obras da graça de Deus.

Foto: freepik

Por: Rev. Wilson do Amaral Filho

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon