Pelo contrário, transmitimos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria que estava oculta e que Deus predeterminou desde a eternidade para a nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Deus, porém, revelou isso a nós por meio do Espírito. Porque o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. 1 Coríntios 2:7-10
O Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade de Deus, foi formalmente apresentado aos primeiros discípulos pelo próprio Cristo, enquanto os preparava para os eventos de sua morte na cruz. Ele teria a responsabilidade de anunciar Cristo, relembrar seus ensinos, habitar nos corações dos cristãos e muito mais.
Quando os apóstolos receberam o revestimento de poder anunciado por Jesus, no dia de Pentecostes, Pedro fez, talvez, seu primeiro discurso público, anunciando a Cristo e trazendo à memória a profecia do profeta Joel acerca do Espírito de Deus, para explicar a tremenda experiência de unção e empoderamento, que cerca de 120 irmãos haviam compartilhado naquele dia!
O apóstolo Paulo, da segunda geração de crentes, experimentou a presença gloriosa do Espírito desde os primeiros momentos de sua conversão. Sua experiência com o Espírito tornou-se uma das bases de sua teologia acerca da revelação redentora de Deus.
Escrevendo aos coríntios, o apóstolo afirma que Jesus Cristo é a sabedoria de Deus encarnada. Conhecer a Jesus como uma personalidade histórica, como qualquer outro personagem de destaque da história humana, todos podem fazê-lo. Porém, conhecer a Cristo como a sabedoria que estava oculta e que Deus predeterminou desde a eternidade para a nossa glória, é privilégio daqueles a quem o Espírito convence e ilumina para confessarem a Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador!
Paulo afirma que nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Se efetivamente soubessem quem era Jesus — sua origem, sua natureza, seu propósito, sua missão — jamais o teriam crucificado. Porque o mataram? Porque seus olhos e seus ouvidos estavam cerrados para a maravilha do amor de Deus em Cristo. Não conseguiam enxergar nem ouvir o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Como podemos ver e ouvir as maravilhas de Cristo, a sabedoria de Deus revelada? Pelo Espírito Santo, o grande revelador! É Ele quem sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus! É Ele quem revela o que Deus tem preparado para aqueles que o amam! É Ele que habita nos salvos e os desperta para o conhecimento de Cristo e o amor pelo Senhor, todos os dias de suas vidas terrenas.
Como temos conhecido e reconhecido o Espírito do Senhor? Como temos sido sensíveis ao Seu trato para conosco? Como temos dado espaço ao Seu poder e à Sua graça em nossas vidas? Haverá algo que ainda não sabemos sobre o Senhor Jesus e que o Espírito está pronto a nos contar? Medite em seu coração a respeito destas e outras questões, para crescer em Cristo, por meio do Espírito Santo, o grande Revelador da sabedoria de Deus!
Foto: Freepik
Por: Rev. Wilson do Amaral Filho